Em todas as áreas ligadas a criação um dos maiores desafios do profissional é a representação gráfica do projeto ao cliente. As apresentações de projetos têm sua origem em desenhos feitos à mão chamados de croqui, onde o profissional transferia toda sua imaginação para o papel utilizando diversas técnicas de expressão gráfica.

Há pouco tempo atrás a utilização dos desenhos tinha a função de referenciar o desenvolvimento e a compreensão dos projetos, tanto pelo cliente como pelo profissional. Neste período buscava-se detalhar ao máximo elementos que compusessem o projeto, porem a visualização dos materiais ainda era um desafio.

Os clientes na maioria leigos não conseguiam visualizar qual era a real intenção do profissional, com um resultado gráfico distante da realidade, desta forma ambos saiam perdendo por não possuírem uma ferramenta que expressasse seu projeto e mesmo para melhor compreende-lo antes da execução.

Com a constante evolução tecnológica, os programas de computador aliados ao conhecimento dos materiais utilizados pela construção civil, evoluem rapidamente e geram as maquetes eletrônicas, tornando-se uma das ferramentas mais importantes para representação gráfica. Os softwares estão buscando dar maior realismo as imagens, com texturas e materiais que se distinguem por seu uso ou forma, algumas empresas trabalham exclusivamente nesta área, criando estes elementos para facilitar a vida do profissional.

Outro recurso interessante é o estudo através de simuladores de insolação, e luminosidade dos ambientes, o que auxilia as soluções arquitetônicas de conforto térmico. Estes processos resultam na otimização do tempo e nos custos operacionais. Com a busca por imagens cada vez mais reais, estes programas utilizam um processo chamado renderização para alcançar os resultados esperados.

Nesta mesma área ainda é possível gerar passeios eletrônicos para que possa percorrer toda a maquete. Na área da decoração esta ferramenta auxilia na escolha de moveis e elementos que compõe determinado espaço, com uma gama cada dia maior de mobiliários modelados e disponíveis para download.

O usuário tem a liberdade de elaborar um 3D com um número cada vez maior de blocos em cada ambiente, além de poder aplicar imagens e textura em alta qualidade de materiais que existem no mercado com. As maquetes eletrônicas ainda utilizam de efeitos de iluminação, que disponibilizam vistas noturnas onde a luminotécnica valoriza os elementos escolhidos.

Assim tornaram-se um dos mais fortes aliados para arquitetos e designers na era da digitalização, pois desta forma é possível agilizar processos e entregar projetos de forma rápida e com maior proximidade da realidade.

As bibliotecas de blocos para o Sketchup estão em uma constante crescente, também podemos encontrar com o termo Armazém 3D, são locais onde você pode encontrar tanto bibliotecas grátis quanto pagas, estas bibliotecas tem o objetivo de fazer um curadoria ou a criação de blocos para Sketchup com a melhor qualidade possível, esta qualidade  está ligada diretamente a modelagem do elemento e aos materiais aplicados nele, quanto mais próximos do mundo real mais complexos os blocos  e melhor a coletânea.