A importância de um render bem feito na apresentação de projetos
Já parou para refletir sobre o importante papel do arquiteto? Aposto que ao ler esta pergunta, você já pensou logo em respostas mais técnicas, como: criar soluções, otimizar espaços, analisar partes técnicas e funcionais, entre outros.

É claro que todos esses processos são de extrema relevância, mas agora eu quero falar de um lado mais emocional. ❤
Em grande parte das situações, arquitetos são contratados para projetar e dar forma a sonhos. Imagine quanto esforço, trabalho, espera, metas e planos aconteceram antes de chegar o momento de contratar um profissional para aquele projeto.
Mas tudo bem, acho que você já entendeu… Agora vou te contar aonde eu quero chegar com tudo isso.
Graças à nossa tão querida, útil e avançada tecnologia 💪, aquela ansiedade de ver tudo pronto pode ser bem suprida com apresentações cada vez mais realistas de como ficará o espaço, antes mesmo de começar a construção.
E é aí, meu amigo, que entra o tema deste artigo. Além de valorizar o seu trabalho e deixá-lo muito mais profissional, um render bem feito vai deixar ainda mais marcante a experiência do cliente. Pois é neste momento que acontece a “mágica” de conseguir visualizar um sonho.
A apresentação de imagens renderizadas é aquele importante processo no contato entre o arquiteto e o cliente, onde planejamento e ideias são transformados em imagens bidimensionais ou tridimensionais. Com ela, o cliente vê o projeto tomar forma e pode enxergar como ficará o resultado final da obra, e com extremo realismo, quando aplicado o render.
Um dos programas mais usados do mundo para esta finalidade e o queridinho dos arquitetos, é o SketchUp, muito comum em escritórios de arquitetura. Por meio dele ou de softwares parecidos, projetos 2D podem ser transformados em projetos 3D, deixando o trabalho muito mais profissional e os projetos mais realistas.
Projeto 3D preliminar
Quando você cria um projeto 3D, você passa por algumas etapas. Primeiro, o ambiente será modelado com o auxílio de um software específico. Ele irá criar todas as geometrias do ambiente, móveis e decorações em três dimensões.
Nesta etapa, você já consegue visualizar parcialmente como ficará o projeto, enxergando como ficarão as cores, a disposição dos espaços do ambiente e cada coisa em seu devido lugar. Esse é um estágio que já ajuda muito o arquiteto e/ou o cliente a imaginar como ficará a obra, através da visualização de uma ideia geral.
Aqui no 3D preliminar, mesmo não tendo uma imagem mais realista, o cliente já conseguirá saber se o projeto está do jeito que ele gostaria. Com ele, é possível ter uma noção de como ficará o resultado final.


Projeto 3D renderizado
Se aquela ansiedade de ver como ficará a obra já foi um pouco suprida com o projeto 3D preliminar, quando o rendering é aplicado, a história já vai para um nível maior ainda.
Já falei neste artigo como eu amo a tecnologia? Se falei não tem problema, ela merece ser aplaudida e enaltecida.
Ao renderizar o projeto, todos os detalhes pensados pelo arquiteto para o projeto daquele ambiente ganham vida e ficam ainda mais visíveis. Nesta etapa, conseguimos ver materiais, cores e texturas de forma mais precisa e realista, tendo uma boa proximidade com o resultado real.
Nesta etapa, é possível incluir iluminação, sombras, reflexos e objetos mais reais. Até mesmo a sensação de amplitude que um espelho proporciona ao ambiente pode ser visualizada no projeto. Incrível, não é?

Devo usar o rendering em todos os meus projetos?
A resposta é: depende. Posso te dar a certeza de que o seu projeto ficará muito mais profissional e incrível se você renderizar. Porém, algumas situações merecem ser analisadas.
Caso você esteja preocupado com os custos, e o cliente precisa apenas ter uma ideia geral de como ficará a obra, o projeto 3D sem o render pode ser uma boa opção. Por ser mais barato, você vai conseguir economizar nesta etapa.
Mas se você não quer abrir mão de um “super projeto”, aquele que surpreende e proporciona resultados fantásticos, onde é possível visualizar todos os detalhes, renderizar é a melhor opção. Além disso, ele te dará mais certeza de que a obra ficará exatamente como você gostaria.
O render tem a capacidade de tornar os projetos 3D tão reais que é possível confundir muita gente, sendo difícil identificar em alguns casos se o que você está vendo é a imagem de uma obra finalizada ou de um projeto criado em computador.
O nosso conselho é: se você quer elevar o seu trabalho para um outro nível, proporcionar essa experiência a todos os clientes e ter a certeza de que tudo ficará como imaginou, utilize o render em todos os projetos.

Além de todos os benefícios que já mostramos de um projeto renderizado, vou te mostrar como a renderização pode ser a melhor amiga da sua carreira:
Tenha um portfólio admirável
Projetos renderizados vão deixar o seu portfólio muito mais profissional e convidativo. Além de agregar valor aos profissionais que já estão na área, o render pode ajudar estudantes de arquitetura e arquitetos recém formados.
Para começar a atrair clientes você precisa de um bom portfólio, certo? Por isso, a nossa dica é que você crie alguns projetos renderizados para construí-lo. Isso vai fazer com que o seu trabalho comece a despertar interesses.
A verdade é: seja em qual etapa da profissão você estiver, o render está aí para ajudar a todos.
É hora de mostrar para o mundo toda a sua criatividade e ainda fazer o cliente feliz
Além de todas as maravilhas já citadas, ainda tem mais! Com o render você pode soltar toda a criatividade, que eu sei que está aí dentro de você, para ilustrar ideias e fazer criações. O céu é o limite!
E com a facilidade que os renders proporcionam, tudo fica ainda melhor. É possível testar cores, texturas, revestimentos, posições de móveis, objetos de decoração e muito mais. É pra deixar qualquer cliente feliz e emocionado, não é não?
Menos perda de tempo e menos pedidos de alteração
(essa foi a frase que mais te emocionou neste artigo. Acertei?)

Sabia que ao fazer os renders dos seus projetos você ainda consegue otimizar o seu tempo? Já vou te explicar o motivo!
Por mais que a sua experiência e olhar aprimorado já saibam o que combina ou não, você sempre quer testar outros tipos de combinações de móveis, revestimentos, pisos, entre outros. Acertei?
Com os renders você consegue experimentar e visualizar outras opções facilmente, sem tomar muito tempo.
Agora, sobre os tão temidos pedidos de alteração: quando você envia renders realistas do seu projeto, as chances do cliente solicitar alguma mudança são menores, pois o projeto estará bem definido, proporcionando uma visualização bem realista, ajudando-o a entender como realmente vai ficar.
E para finalizar…
Acho que você conseguiu entender a importância de um render bem feito, certo? Ele é o companheiro ideal para dar um “up” na sua carreira. Se souber usá-lo e buscar se especializar, você deixará o seu trabalho mais profissional e, consequentemente, atrairá mais clientes, não importa em qual etapa da carreira de arquiteto você esteja.