
Você sabia que fazer a compatibilização de projetos pode te ajudar a economizar até 10% no valor final de uma obra? É isso mesmo! E levando em consideração o custo de uma obra, você vai perceber que esse valor é muito significativo.
E não é só isso. Você também poderá evitar estresses, problemas, atrasos, retrabalhos, entre outros. Eu não sei você, mas se eu posso escolher entre turbulência e calmaria, a segunda opção me agrada muito mais. Agora se você gosta de fortes emoções negativas, este artigo não é pra você.
Tá, mas o que é exatamente a compatibilização de projetos?
Primeiro, precisamos nos lembrar que quando estamos na etapa de projetos de uma obra, diversas especificidades estão envolvidas e cada profissional ficará responsável por projetar o seu segmento. Exemplo: projeto elétrico, hidráulico, estrutural, etc.
O comum é que para a elaboração desses projetos, seja utilizado como base apenas o projeto arquitetônico. Mas isso não é o ideal, pois pode causar conflitos e falhas futuras. Para evitar tudo isso, o correto é fazer a compatibilização de todos os projetos.
Ou seja, antes de iniciar a obra, esses projetos deverão ser elaborados e analisados em conjunto, para evitar possíveis problemas, resolver alguns e tomar decisões já nesta etapa, antes de colocar a mão na massa.
Mas afinal, como fazer a compatibilização?
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a facilitar e aprimorar o seu trabalho?
Acompanhe a Arquibox pelas redes sociais e leia os outros artigos aqui do blog.
Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você.