fbpx

Você provavelmente já viu isso antes, aquela representação que, à primeira vista, faz você pensar que é uma fotografia de uma sala ou até mesmo um edifício real.

 

Apenas visualizando seu projeto no Enscape, você pode alcançar resultados fantásticos, mas como você leva seu projeto para o próximo nível, para surpreender seus clientes com a autenticidade e a atmosfera da cena? Por mais bonito que seja o seu edifício, você terá dificuldade em inspirar a imaginação do seu cliente se todos os quartos estiverem vazios.

A escolha desse conteúdo pode ser opressora, simplesmente porque existem tantas fontes diferentes. E adquirir o conteúdo pode sair caro, especialmente se você precisar muito dele. Mas se você souber onde procurar, os elementos certos não precisam custar o olho da cara- na verdade, eles não precisam custar nada!

Esta postagem do blog irá resumir algumas das melhores fontes disponíveis para elementos gratuitos para adicionar ao seu projeto arquitetônico: de móveis, texturas e tudo mais! Crie uma experiência emocional para seus clientes!

 

Texturas grátis

As texturas certas podem levar sua renderização de real para surpreendente. E há muitos recursos por aí onde você pode encontrar texturas gratuitas de alta qualidade que levarão seu modelo para o próximo nível. Vamos dar uma olhada em alguns dos meus favoritos.

 

Por que as texturas são importantes no Projeto Arquitetônico?

Vamos dar uma olhada no que essas texturas podem fazer. O piso térreo deste belo projeto feito no Revit já chama a atenção, mas as texturas livres podem torna-lo ainda mais atraente.

Baixei apenas quatro texturas grátis dos sites abaixo, um piso de madeira, uma textura de gesso, um papel de parede e alguns ladrilhos, e apliquei rapidamente.

Veja os resultados: em poucos minutos, o projeto já aparece muito mais convidativo! A aplicação de texturas, neste caso especialmente a textura do piso de madeira, confere ao ambiente um toque mais autêntico.

 

Uma sala e exterior sem texturas aplicadas.

 

O mesmo espaço com texturas aplicadas nas paredes e no chão.

Onde encontrar texturas

 

CC0 Textures (Revit, Sketchup, Rhino, ArchiCAD, Vectorworks)

No topo da lista está CC0 Textures. Todas as texturas e mapas disponíveis são licenciados sob a “The Creative Commons CC) License”, então você pode usá-los como quiser, mesmo comercialmente. As texturas estão disponíveis em altas resoluções, muitas com tamanhos de até 8192 pixels, permitindo superfícies detalhadas.

  •  
  • PolyHaven  (Revit, Sketchup, Rhino, ArchiCAD, Vectorworks)

TextureHaven é um site criado por Rob Tuytel. Além de uma grande seleção e HDRI Skyboxes (como HDRIhaven.com), TextureHaven oferece 160 texturas de alta qualidade licenciadas sob a licença CC0.

  •  
  • 3D Textures (Revit, Sketchup, Rhino, ArchiCAD, Vectorworks)

3D Textures é o site de João Paulo, designer freelancer e artista 3D português. Ele oferece texturas sem emendas gratuitas com mapas diffuse, normal, displacement, occlusion, specularity and roughness maps. A qualidade é ótima, e você tem a opção de baixar todos os mapas juntos em um arquivo ZIP ou apenas baixar o que você precisa.

  •  
  • 3DX0 (Revit, Sketchup, Rhino, ArchiCAD, Vectorworks)

3DX0 tem cerca de 600 texturas livres para escolher. O site deles é incrivelmente fácil de navegar: encontre o que você está procurando por meio de uma pesquisa por palavra-chave ou navegue por sua extensa lista de categorias. Com um clique, você pode baixar um arquivo ZIP contendo os mapas diffuse, displacement e roughness.

  •  
  • Poliigon (Revit, Sketchup, Rhino, ArchiCAD, Vectorworks)- Requer inscrição

A grande maioria das texturas em Poliigon.com não estão disponíveis gratuitamente, na verdade, eles possuem apenas 54 texturas disponíveis gratuitamente. No entanto, as texturas que eles possuem são de alta qualidade e se espalham por uma ampla gama de categorias. Você precisa registrar uma conta para baixar as texturas grátis, mas é relativamente fácil quando você considera a qualidade.

  •  
  • Textures.com (Revit, Sketchup, Rhino, ArchiCAD, Vectorworks)- Requer inscrição

Textures.com tem uma grande seleção de texturas em uma ampla variedade de categorias. A única desvantagem aqui é que você precisa registrar em conta para baixar as texturas, e você está restrito a quantas você pode baixar por dia. Ao registrar sua conta, você recebe 15 créditos a cada 24 horas, e com esses créditos você pode baixar imagens de pequeno e médio porte. Todas as noites à meia-noite, seu número de créditos é redefinido para 15.

 

Ambientes e acessórios

Modelos 3D e elementos de ambientes são inestimáveis para a criação de renderizações realistas e levarão seus projetos para o próximo nível. Isso cobre tudo, desde plantas a árvores, bugigangas, móveis, pessoas e tudo mais. Seu projeto vai impressionar apenas pela beleza arquitetônica, mas quando você adiciona esses elementos extras, seus clientes poderão realmente se ver na cena!

 

Por que decorações e acessórios são importantes em Projetos arquitetônicos?

Vamos usar os recursos acima para continuar desenvolvendo nosso modelo Revit! Pode dar um pouco de trabalho para encontrar os elementos certos para adicionar ao seu espaço, mas se você investir tempo, poderá enriquecer seu modelo e a experiência de seu cliente de forma imensurável! Nas fotos abaixo, adicionei alguns móveis ao modelo para torná-lo mais realista.

Os móveis já transformam o espaço, mas o que realmente eleva uma cena são as pequenas coisas que fazem o dia a dia, os copos, livros e vasos que fazem um espaço parecer vivo. É importante dedicar um pouco de tempo e cuidado ao posicionar sua decoração. Tente inclinar e girar os objetos para torna-los mais naturais, quase ninguém mora em uma casa que está sempre organizada.

 

Um espaço arquitetônico vazio se torna …

 

… Um espaço de vida realista decorado inteiramente com modelos gratuitos.

Onde encontrar decorações e acessórios

 

A biblioteca interna do Enscape (Revit, Sketchup, Rhino, ArchiCAD)

A biblioteca interna do Enscape é sem dúvida o melhor local para obter recursos eficazes e de alta qualidade com o Enscape. Os modelos não são apenas produzidos com qualidade cuidadosa, mas também meros espaços reservados e em seu aplicativo CAD. Dessa forma, você precisa lidar com modelos caros de outras fontes, os marcadores de posição do Enscape são simplesmente o suficiente para colocar um grande número deles para dar vida à sua visualização

 

 

Arquibox (Sketchup, com e sem configurações para o enscape)

A curadorias do nosso site podem variar de acordo com o seu uso, o que garante que cada profissional pode escolher a biblioteca que desejar. A Para o Enscape a Arquibox preparou uma curadoria em sistema de assinatura onde mensalmente o usuário pode receber não apenas blocos mas também cenas e materiais já configurados para o Enscape.

 

 

3D Warehouse (Revit, Sketchup, Rhino, ArchiCAD)

O SketchUp 3D Warehouse quase não precisa ser mencionado aqui, pois já é muito conhecido. Abriga uma enorme biblioteca de conteúdo gratuito, com qualidade variada. Alguns usuários mencionaram que a qualidade geral dos modelos no Warehouse não é alta o suficiente, no entanto, tive muito sucesso procurando coleções, em vez de modelos. Eu também queria enfatizar para os usuários do Rhino e ArchiCAD, que você também pode baixar e usar os modelos do Armazém 3D! Rhino e ArchiCAD suportam arquivos .skp. Aqui você encontra de tudo um pouco: móveis, carros, luminárias e muito mais!

 

RevitCity (Revit) – Requer inscrição

RevitCity.com é semelhante ao SketchUp 3D Warehouse, em que o conteúdo é gerado pelo usuário e, portanto, a qualidade pode ser boa ou não. Por outro lado, a quantidade de conteúdo especificamente para Revit é esmagadora, e existem alguns recursos interessantes, como poder comentar sobre modelos e iniciar conversas com outros usuários. Você também pode avaliar os modelos. Para baixar, comentar ou avaliar, você deve registrar uma conta gratuita.

 

Bimstore (Revit e ArchiCad) – Requer inscrição

Bimstore é um ótimo recurso semelhante ao Bimobject. Os fabricantes podem fazer upload de seus objetos para a plataforma, e os usuários podem visualizá-los e baixá-los gratuitamente. A equipe da bimstore também seleciona coleções regularmente para facilitar o acesso. Você precisará criar uma conta para fazer o download ou fazer login usando sua conta do LinkedIn.

 

Pessoas 3D

Adicionar pessoas 3D à sua cena pode realmente ser a cereja do bolo, especialmente em renderizações estáticas. Seu escritório pode estar perfeitamente decorado, mas até que haja trabalhadores circulando, a cena carece de certo algo. Não faça uma cena que o seu cliente apenas goste, mas uma que ele possa se imaginar nela. Encontrar pessoas 3D de qualidade pode ser desafiador, então verifique algumas das fontes abaixo como um ponto de partida.

 

Por que pessoas 3D são importantes no seu Projeto Arquitetônico

Abaixo está outra renderização. Agora, uma última etapa é adicionar algumas pessoas 3D à cena. Eu rapidamente coloquei alguns personagens da Biblioteca de Ativos do Enscape e verifique os resultados! Considere cuidadosamente quais modelos de pessoas adicionar ao seu projeto. Na melhor das hipóteses, você quer que pareça que eles estão interagindo com sua cena, não apenas caindo nela. Para maximizar esse efeito, procure modelos que são posicionados naturalmente, por exemplo, segurando um telefone ou dando um passo.

 

Colocar personagens 3D transforma isso em uma cena vazia …

 

… para um lugar que é habitado.

IES Lights

Adicionar perfis de luz IES às suas luminárias é uma maneira sutil, mas eficaz, de tornar seu modelo ainda mais autêntico. IES significa Illuminating Engineering Society, que criou um formato de arquivo para transferir dados fotométricos pela Internet. Hoje o formato é amplamente utilizado por fabricantes de iluminação. A melhor coisa sobre as luzes IES é que elas representam uma luz realista com padrões de emissão com base nas especificações do fabricante; é a versão digital de uma luz do mundo real. Isso significa que se você sabe qual produto de iluminação vai usar para um projeto, pode verificar se existe um perfil IES disponível para esse produto e dar ao seu modelo uma grande dose de realidade. Os arquivos de luz IES são criados e disponibilizados por muitos dos principais fabricantes de iluminação e geralmente podem ser baixados de seus sites gratuitamente. Os arquivos IES podem ser usados em qualquer um dos programas CAD suportados pelo Enscape.

Por que luzes IES são importantes no seu Projeto Arquitetônico

Aqui está a aparência do nosso modelo em desenvolvimento à noite e à noite com algumas luzes IES adicionadas. Não preciso dizer que a maior diferença é que agora você pode realmente ver o modelo depois que o sol se põe. Mas, muito mais importante, posicionar cuidadosamente as luzes adiciona precisão à cena. Se você estiver projetando uma nova casa para um cliente, eles não vão querer apenas saber como será sua aparência durante o dia. Usando perfis IES, você pode dar a eles uma imagem precisa da atmosfera em sua nova casa a qualquer momento.

 

Vários arquivos da web IES diferentes na mesma cena

Árvores e Vegetações

Árvores e vegetações são importantes para embasar sua cena na realidade, por dentro e por fora. Seja colocando vasos de plantas no lobby de um prédio de escritórios ou adicionando árvores ao exterior de seu modelo, a vegetação torna suas cenas mais dinâmicas e autênticas. Estamos tão acostumados a ver elementos da natureza em nossa vida cotidiana que é imediatamente aparente quando eles estão faltando em uma representação. Dê uma olhada em alguns dos sites abaixo e encontre as plantas certas para você.

 

Por que usar árvores e vegetações no seu Projeto arquitetônico Como você pode ver em nosso modelo abaixo, adicionar árvores e vegetação especialmente na parte externa do seu modelo pode fazer toda a diferença. É raro ver uma casa sem alguma forma de paisagismo no mundo real, e é por isso que nosso modelo parece tão rígido sem plantas. Aproveitando o tempo e adicionando algumas árvores, posso dar ao modelo um jardim acolhedor que torna a imagem renderizada muito mais dinâmica.

 

Sem árvores, esta cena é bastante fria…

 

… Mas, acrescente um pouco de vegetação, e floresce de verdade!

 

Plano de fundo

Se você quiser variar o plano de fundo em seu modelo, a maneira mais fácil de fazer isso é usar um plano de fundo no Enscape. Você pode carregá-lo diretamente em seu modelo por meio da guia Atmosfera do menu Configurações: “Skybox” como plano de fundo. Entornos carregados no Enscape devem estar em Longitude / Latitude (panorama) ou formato cruzado. 

 

Por que os planos de fundo são importantes no seu Projeto arquitetônico

Dê uma olhada em nosso modelo com dois planos de fundo diferentes aplicados; apenas aquele pequeno ajuste muda completamente a atmosfera! O céu do Enscape genérico é um bom plano de fundo por si só, mas se você tiver um local específico em mente para o edifício, usar um entorno pode transportar seu cliente até lá com um clique. Mesmo que não pretenda representar um local específico, você pode usar entornos para dar uma certa atmosfera à renderização. Use um entorno na floresta para uma sensação mais íntima e rústica, ou qualquer rua residencial para tornar a cena real.

 

Use o Enscape sky para uma aparência mais universal …

 

… Ou adicione uma imagem HDRI para colocar seu modelo em um local específico!

 

Arquivo de som

Os elementos discutidos acima são todos ótimos para renderizações estáticas, mas as fontes de som são a maneira de realmente fazer seu modelo se destacar durante um passeio em tempo real. No Revit e no SketchUp, você pode adicionar uma fonte de som ao seu modelo com apenas três cliques e aumentar imediatamente a autenticidade da cena. Adicione ruídos de passos a um shopping center, conversa em um restaurante ou faça música tocar em um toca-discos na sala de estar. Você pode usar qualquer arquivo MP3 ou WAV para sua fonte de som, mas a maioria das pessoas provavelmente não tem um MP3 de sons de chuva ou uma sala lotada. Felizmente, existem ótimos sites onde você pode encontrar esses sons gratuitamente.

 

Gerencie seus recursos

Uma coisa a se ter em mente antes de começar a navegar pelos sites que resumimos acima é como gerenciar todos os arquivos que você acabará baixando. Entre testar os materiais e ver qual cadeira fica melhor na mesa da cozinha que você escolheu, você pode acabar com muitos arquivos flutuando em seu computador. Aqui estão algumas dicas sobre como organizar seus recursos para que não acabem perdidos na pasta Downloads.

Primeiro, decida quais elementos você precisa para seu projeto. Dependendo do efeito que você deseja, pode não ser necessário adicionar todos os elementos discutidos acima. Em seguida, crie uma lista de pastas de recursos para armazenar todos os seus arquivos. Você pode pensar nisso como sua biblioteca pessoal. Expanda esta coleção ainda mais com cada projeto em que você trabalhar. Com uma lista bem organizada, você nunca mais terá que pesquisar na pasta Downloads ou Documentos; todos os seus recursos gratuitos estarão ao seu alcance!

 

 

 

Conclusão

Refinar e aprimorar seu modelo com os cinco elementos discutidos acima pode fazer toda a diferença entre um cliente feliz e um cliente surpreso. Afinal, você não quer apenas que eles gostem do seu modelo – você quer que eles se vejam nele. Adicionar alguns móveis e decorações, pessoas em 3D e o plano de fundo certo farão seus clientes pensarem que estão vendo uma foto do produto acabado. E esse efeito uau não precisa ser caro: na verdade, como você viu, não precisa custar um centavo! Eleve seu projeto com esses recursos e melhore seu gerenciamento de tempo organizando-os de maneira eficaz.

 

Textos traduzidos e adapados de:https://blog.enscape3d.com/free-resources-for-architectural-projects

Hey tudo bem? Como posso te ajudar?
WhatsApp